Quando a transparência nos assombra

Autores

  • Aline Ribeiro Nascimento Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

niilismos, democracia, segurança pública, meio dia nietzschiano

Resumo

O presente artigo tem por objetivo contribuir com discussões contemporâneas sobre os assombros cotidianos ligados, sobretudo, às práticas golpistas em curso no cenário brasileiro, culminando, até o momento, fevereiro de 2018, na criação de um Decreto federal que trata da intervenção militar na segurança pública no RJ e que comporta muitos perigos. Para tanto, servindo-se de conceitos nietzschianos como niilismo, genealogia, meio dia, dentre outros, buscará aproximar esses conceitos do modo de subjetivação em curso e da  herança, em nós e na sociedade, de práticas silenciadoras da potência de diferir, bem como percorrerá os movimentos que apontam para a possibilidade de sua reversão.

 

 

Biografia do Autor

Aline Ribeiro Nascimento, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Memória Social (2011/ UNIRIO), Mestre em Psicologia (2006/UFF).Desenvolveu pesquisa com Nietzsche e Foucault no estágio pós-doutoral em Psicologia Social (2012-2014/UERJ) e atualmente é doutoranda de Psicologia na UFF.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

Nascimento, A. R. (2018). Quando a transparência nos assombra. Mnemosine, 14(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41694

Edição

Seção

Artigos