Técnicas de si e a introspecção experimental: uma possível linha de estudos históriográficos

Autores

  • Arthur Arruda Leal Ferreira Professor Associado no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelos programas de Pós-Graduação em Psicologia Clínica (UFF), Psicologia (UFRJ) e História de Programas e Tecnologia e Epistemologia da Ciência (UFRJ). Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil) e pesquisador financiado pelo CNPq e FAPERJ.
  • Fabiano dos Santos Castro Professor Auxiliar I do Centro Universitário Celso Lisboa. Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

introspecção experimental, processos de subjetivação, tecnologias de si

Resumo

O objetivo deste trabalho é examinar as tecnologias de si produzidas por práticas psi,  mais especificamente pela introspecção experimental e seus modos de treinamento nos laboratórios do final do século XIX. Para tal objetivo, tomaremos como base o conceito de tecnologias de si desenvolvido por Michel Foucault nos últimos anos de sua vida, na década de 1980. Estas tecnologias são analisáveis em categorias tais como substância, akesis (ou exercícios), práticas de si e telelología, assim como demandam a distinção entre filosofia e espiritualidade. Estas ferramentas conceituais serão utilizadas a fim de detectar técnicas de si  nas práticas de laboratório do final do século XIX, especialmente em autores como Helmholtz, Wundt e Titchener. Rumo à conclusão, utilizaremos a Epistemologia Política de Vinciane Despret, para quem essas obras não só apontam para técnicas de si especiais, como servem para problematizar nossos modos de pesquisa atuais.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Como Citar

Ferreira, A. A. L., & Castro, F. dos S. (2016). Técnicas de si e a introspecção experimental: uma possível linha de estudos históriográficos. Mnemosine, 12(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41675