Políticas de comunidade: práticas engendradas numa escola de educação profissional

Autores

  • Suzana Maria Gotardo
  • Ana Lúcia Coelho Heckert

Palavras-chave:

comunidade, educação, políticas.

Resumo

Este artigo visa analisar as práticas produzidas sob o signo “comunidade” numa escola da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica localizada no interior do Espírito Santo. Partindo da perspectiva genealógica tecida por Foucault e da escuta de narrativas, tal como nos apresenta Benjamin, apresentamos três eixos de análise: a questão geográfica da comunidade; a comunidade pensada sob a lógica do indivíduo e a comunidade como interferência e vida partilhada. Os dados indicam que algumas práticas comunitárias podem reiterar a materialização de forças hegemônicas, tendendo a segmentar, individualizar, definir, localizar e cercear conexões singulares. Mas evidencia-se também um outro fazer-comunidade que trabalha para além de si e de suas fronteiras, que acolhe e cuida da vida-Outra.

 

 

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Publicado

2016-12-26

Como Citar

Gotardo, S. M., & Heckert, A. L. C. (2016). Políticas de comunidade: práticas engendradas numa escola de educação profissional. Mnemosine, 12(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41656

Edição

Seção

Artigos