A canção como dispositivo: transformações/histórias de jovens de favelas cariocas

Autores

  • Martha Bento Lima

Palavras-chave:

música, clínica-política, jovens de baixa-renda

Resumo

Este artigo analisa o uso da canção popular brasileira como dispositivo de intervenção no campo da Clínica ético-política e da História Oral. Trabalhamos com grupos de jovens entre 10 a 14 anos em oficinas de composição musical realizadas em duas favelas: a favela da Mangueira e a favela do Morro dos Macacos, situadas na cidade do Rio de Janeiro. Procuramos analisar a canção como uma fonte vigorosa para uma história do tempo presente, podendo evidenciar a reserva/fonte de memória de um grupo em uma época, servindo de resistência ao produzir questionamentos dos modelos hegemônicos com a invenção de mundos diferentes.

 

Downloads

Publicado

2016-12-26

Como Citar

Lima, M. B. (2016). A canção como dispositivo: transformações/histórias de jovens de favelas cariocas. Mnemosine, 12(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41655

Edição

Seção

Artigos