Cinema e produção de infância nas relações de consumo contemporâneas

Autores

  • Renata Adriele Ruppel
  • Paula Marques da Silva

Palavras-chave:

produção de infância, cinema, consumo.

Resumo

Desenvolvemos este estudo com  o objetivo de pensar a produção de subjetividade na infância em  meio às relações de consumo contemporâneas. Adotamos a obra de Michel Foucault como referencial teórico e o cinema como campo analítico. Para as análises, apresentamos duas obras: Pequena Miss Sunshine (2006) e Ninguém Pode Saber (2004). Nestes filmes observamos a presença de um regime de verdade contemporâneo relacionado à lógica neoliberal, que estabelece um modo de governo em relação ao corpo-população infância. Em diálogo com as produções fílmicas,  analisamos como os personagens se reconhecem como sujeitos diante deste regime de saber-poder. Podemos perceber que os personagens instauram narrativas que enunciam os efeitos de endividamento infantil, adoecimento e normatização,  em coexistência com movimentos de resistência, o que nos leva a afirmar a potência dos paradoxos que engendram a produção de sentidos de uma infância que não cessa de compor novos modos de existência.

 

 

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Publicado

2016-12-26

Como Citar

Ruppel, R. A., & Silva, P. M. da. (2016). Cinema e produção de infância nas relações de consumo contemporâneas. Mnemosine, 12(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41654

Edição

Seção

Artigos