Tereza, personagem conceitual: metodologias de pesquisa em movimento

Autores

  • Cristiana Mara Bonaldi
  • Maria Elizabeth Barros de Barros

Palavras-chave:

metodologia, saúde, formação

Resumo

Como pesquisadoras, percorremos, na Prefeitura Municipal de Vitória/ES, unidades de saúde e outros espaços de encontro entre trabalhadores da rede municipal de saúde. Em cena: situações que convocam os trabalhadores a interrogar suas certezas, que forçam os limites disciplinares, que convidam à produção coletiva de estratégias. Experiências também de cursos de formação na área da saúde junto aos serviços. Processos de formação que extrapolam o campus universitário, as salas de aula, os livros, os manuais. A universidade, os serviços de saúde, a vida. Professores, estudantes, profissionais de saúde... Como essas intensidades, essas negociações constituem os processos de formação em saúde no Curso de Medicina? Essa é a trama, parte da rede da qual emergem estas linhas. E quem nos acompanhou nessa trama foi Tereza. Usuária dos serviços públicos de saúde, constituiu-se como personagem conceitual, como personagem-cartógrafa que deu vida ao texto e condições de emergência à nossa pesquisa.

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Publicado

2016-12-26

Como Citar

Bonaldi, C. M., & Barros, M. E. B. de. (2016). Tereza, personagem conceitual: metodologias de pesquisa em movimento. Mnemosine, 12(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41652

Edição

Seção

Artigos