Trama de saberes entre agentes penitenciários e seus desdobramentos nas estratégias de controle a céu aberto.
Abstract
Os agentes penitenciários são importantes atores dentro do sistema prisional, responsáveis pelo abrir e fechar das grades, pondo em funcionamento toda a engrenagem carcerária. São eles que passam a maior parte do tempo com os detentos, custodiando-os. Sendo assim, a partir de que conhecimentos essa categoria profissional orienta seus afazeres diários? Como os saberes psi (psicologia, psicanálise e psiquiatria) figuram nesse cenário? A partir destes questionamentos, este trabalho tem por objetivo discutir as concepções e perspectivas do campo “psi” que se fazem presentes nos discursos e que modelam as práticas dos agentes penitenciários em relação a uma questão específica no âmbito prisional: a ressocialização. Os resultados apontam para concepções de subjetividade atravessadas pela ideia de interioridade e imutabilidade que produz a noção de sujeitos perigosos e irrecuperáveis. Dentre os efeitos desse processo, destacamos o desenvolvimento de estratégias de controle, em funcionamento no dia a dia do agente penitenciário.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-10-20
How to Cite
FIGUEIRÓ, Rafael de Albuquerque; DIMENSTEIN, Magda. Trama de saberes entre agentes penitenciários e seus desdobramentos nas estratégias de controle a céu aberto. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41642. Acesso em: 13 may. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.