A vaidade e o dinamismo psíquico no texto Reflexões sobre a vaidade dos homens (1752)

Autores

  • Nayara Aparecida Saran Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Universidade de São Paulo.
  • Marina Massimi Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

vaidade, paixão da alma, Matias Aires.

Resumo

O artigo aborda o conceito de vaidade como paixão da alma no livro de Matias Aires Ramos da Silva de Eça (1705-1763), Reflexões sobre a vaidade dos homens (1752), à luz da perspectiva metodológica da história dos saberes psicológicos. Da análise do texto resulta que a visão de homem de Aires é influenciada ao mesmo tempo pelo pensamento jesuítico e pelas ideias iluministas francesas. A concepção de vaidade como paixão da alma se insere na tradição filosófica aristotélica tomista e também dialoga com teorias filosóficas contemporâneas como as de Espinosa, Descartes, Hobbes. É muito interessante a discussão da relação entre vaidade e temporalidade, pois nela podem-se observar mudanças de concepção entre Aires e autores do período histórico anterior.

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

Saran, N. A., & Massimi, M. (2015). A vaidade e o dinamismo psíquico no texto Reflexões sobre a vaidade dos homens (1752). Mnemosine, 11(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41617

Edição

Seção

Artigos