Contribuição à historiografia da saúde mental no Brasil: análise do discurso de 1991 do presidente da Associação Internacional de Psiquiatria

Autores

  • Filippe de Mello Lopes Mestrando em Psicologia na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e atualmente diretor do Espaço Terapêutico AntoninArtaud.
  • Danilo Rodrigues de Matos Mestrando em Psicologia na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS) do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Lapip) da mesma instituição.
  • Talyta Resende de Oliveira Mestranda em Psicologia na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS) do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Lapip) da mesma instituição.
  • Marília Novais da Mata Machado Doutora em Psicologia pela Universidade Paris Norte (Paris XIII) e pós-doutora pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atualmente, professora-visitante nacional sênior (PVNS/Capes) no Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei e no Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Lapip). Responsável pela disciplina Análise do Discurso.

Palavras-chave:

Saúde Mental, Análise do Discurso, Anti-psiquiatria

Resumo

Este artigo apresenta a análise de um discurso de 1991, enunciado pelo presidente da Associação Internacional de Psiquiatria em carta escrita aos senadores da república, no momento de discussão do substitutivo do projeto de lei 3657/89 de autoria do então deputado federal Paulo Delgado (PT/MG). Marcado pela reforma sanitária e pelo movimento de trabalhadores de saúde mental, tal projeto propunha um modelo aberto e descentralizado para a área e questionava as práticas psiquiátricas prevalentes no país. A carta apresentou-se contrária àqueles movimentos e temerosa da descaracterização da prática psiquiátrica tradicional. Refletiu assim tensões e disputas de forças, poderes e interesses do debate parlamentar sobre saúde mental. Ela precedeu a aprovação da lei 10.216/01 e sua análise oferece subsídios que permitem compreender a defasagem entre o projeto e a lei.

 

Biografia do Autor

Filippe de Mello Lopes, Mestrando em Psicologia na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e atualmente diretor do Espaço Terapêutico AntoninArtaud.

  

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

Lopes, F. de M., Matos, D. R. de, Oliveira, T. R. de, & Machado, M. N. da M. (2015). Contribuição à historiografia da saúde mental no Brasil: análise do discurso de 1991 do presidente da Associação Internacional de Psiquiatria. Mnemosine, 11(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41610

Edição

Seção

Artigos