Se um Testemunho na Escuridão dos Arquivos – Parte Final

Autores

  • Édio Raniere Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleci Maraschin Docente e orientadora dos PPG em Psicologia Social e Institucional e Informática na Educação/UFRGS. Pesquisadora CNPq.

Palavras-chave:

Medidas Socioeducativas, Adolescentes em Conflito com a Lei, ECA, SINASE

Resumo

Se um Testemunho na Escuridão dos Arquivos é uma pequena cartografia que se apresenta em três ensaios. As duas partes iniciais estão publicadas pela Revista Mnemosine em seus Vol 9, n.2 e Vol 10 n.1. Nesta última etapa do trabalho enfrentamos questões como: quais as condições de possibilidade que deram emergência às Medidas Socioeducativas? Como a Socioeducação veio à tona, transformando-se em política pública destinada a tantos jovens, servindo, inclusive, como pressuposto à elaboração da Lei 12.594, de 18 de Janeiro de 2012 – SINASE? Fundamental é ressaltar que esta cartografia não possui volição prescritiva, não há aqui intenção alguma de apontar soluções ou possibilidades aos complexos problemas socioeducativos. Nossa singela contribuição ao debate se reduz a uma tentativa de cartografar a invenção de um conceito – medidas socioeducativas – amplamente utilizado na contemporaneidade. 

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

Raniere, Édio, & Maraschin, C. (2015). Se um Testemunho na Escuridão dos Arquivos – Parte Final. Mnemosine, 11(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41608

Edição

Seção

Artigos