Teoria Queer e Psicologia

Autores

  • Renata Carvalho Nardelli Aluna de graduação em Psicologia na Universidade Federal Fluminense
  • Marcelo Santana Ferreira Professor Associado de Psicologia Social na Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Queer, Gênero, Identidade

Resumo

O presente artigo apresenta-se como resultado de estudos sobre teoria queer, e sobre os possíveis efeitos da mesma sobre as racionalidades em curso no amplo campo da Psicologia. A partir da apresentação de um recorte breve do panorama histórico sobre as políticas identitárias e sexuais e suas consequentes transformações, propõe-se a compreensão das condições que possibilitaram a emergência dos estudos queer, o entendimento das particularidades de seu movimento, os usos do termo queer e suas implicações e, sobretudo, as repercussões destes na atualidade, bem como suas contribuições para se pensar a produção de “uma Psicologia” menos classificatória, menos patologizante, cujas perspectivas e determinações não se orientem única e exclusivamente por diagnósticos e reducionismos e se apoiem na desconstrução dos sistemas de pensamentos dualistas e heteronormativos. Propõe-se, ainda, ampliar as discussões sobre performatividade de gênero.

Biografia do Autor

Renata Carvalho Nardelli, Aluna de graduação em Psicologia na Universidade Federal Fluminense

  

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Publicado

2015-09-14

Como Citar

Nardelli, R. C., & Ferreira, M. S. (2015). Teoria Queer e Psicologia. Mnemosine, 11(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41607

Edição

Seção

Artigos