Histórias de um tabuleiro de xadrez: fragmentos de uma cidade inventada

Autores

  • Maicon Barbosa Doutorando em Estudos da Subjetividade pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta - Unisuam.

Palavras-chave:

história do presente, narrativa, experiência urbana

Resumo

Esse texto se tece para pensar os cruzamentos entre a invenção da cidade de Aracaju, em meados do século xix, e algumas atualizações dessa história na experiência urbana contemporânea. Para isso, aproximamo-nos das descontinuidades que compõem histórias de um presente múltiplo, constituído pelo emaranhado de outros tempos. Intercessores como Michel Foucault e Walter Benjamin, entre outros, povoam a escrita e engendram um pensamento que intensifica a feitura de histórias abarrotadas de rupturas, fragmentárias, que recusam uma perspectiva progressista e contínua regida por um tempo pretensamente homogêneo. Algumas narrativas da invenção da urbe se criam no texto, perspectivando, sobretudo, o disciplinamento espacial concretizado na implantação do projeto arquitetônico traçado para a nova capital, que nasceu com a forma de um tabuleiro de xadrez. Articulando-se às histórias da invenção da cidade projetada, problematizamos algumas estratégias de controle dos espaços e da circulação dos corpos no presente.

Downloads

Publicado

2015-09-14

Como Citar

Barbosa, M. (2015). Histórias de um tabuleiro de xadrez: fragmentos de uma cidade inventada. Mnemosine, 11(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41605

Edição

Seção

Artigos