Redesenhando fronteiras entre surdos e ouvintes: a inclusão escolar

Autores

  • Luiza Teles Mascarenhas
  • Marcia Oliveira Moraes

Palavras-chave:

escola, inclusão, surdos

Resumo

O artigo visa acompanhar alguns desafios presentes em uma escola pública regular no processo de inclusão escolar de alunos surdos. Apresentamos, de um lado, posicionamento ético, político e epistemológico contra as tentativas de classificação da vida e, de outro lado, a afirmação da potência dos encontros entre surdos e ouvintes. Observamos que ainda hoje há um projeto político de inclusão baseado em referenciais normativos, no qual as diferenças são desqualificadas. Enfatizamos a importância da Libras e do intérprete nos contextos educativos, a relevância da comunicação entre surdos e ouvintes num ambiente onde circulam duas línguas completamente distintas: a Libras e o Português.

 

Downloads

Publicado

2015-12-08

Como Citar

Mascarenhas, L. T., & Moraes, M. O. (2015). Redesenhando fronteiras entre surdos e ouvintes: a inclusão escolar. Mnemosine, 11(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41597

Edição

Seção

Artigos