Redesenhando fronteiras entre surdos e ouvintes: a inclusão escolar
Palavras-chave:
escola, inclusão, surdosResumo
O artigo visa acompanhar alguns desafios presentes em uma escola pública regular no processo de inclusão escolar de alunos surdos. Apresentamos, de um lado, posicionamento ético, político e epistemológico contra as tentativas de classificação da vida e, de outro lado, a afirmação da potência dos encontros entre surdos e ouvintes. Observamos que ainda hoje há um projeto político de inclusão baseado em referenciais normativos, no qual as diferenças são desqualificadas. Enfatizamos a importância da Libras e do intérprete nos contextos educativos, a relevância da comunicação entre surdos e ouvintes num ambiente onde circulam duas línguas completamente distintas: a Libras e o Português.
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Publicado
2015-12-08
Como Citar
MASCARENHAS, Luiza Teles; MORAES, Marcia Oliveira. Redesenhando fronteiras entre surdos e ouvintes: a inclusão escolar. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41597. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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