Variações climáticas de uma intervenção na escola: análise institucional e educação por uma experiência de estágio em psicologia

Autores

  • Jésio Zamboni
  • Maria Elizabeth Barros de Barros
  • Ana Lucia Coelho Heckert

Palavras-chave:

análise institucional, escola pública, formação do psicólogo

Resumo

Deriva das interferências institucionalistas na formação do psicólogo no Brasil a experiência de intervenção em uma escola pública que (re)traçamos em texto. O fio que nos atravessa é referente às práticas e aos desejos construídos historicamente em formas sociais, questionando os especialismos que conformam a formação psi hegemônica. A perspectiva do passeio institucional lança-nos às questões de como entrar em um estabelecimento e promover processos analíticos das relações estabelecidas. A partir de muita insatisfação com diversas práticas na escola, articula-se um espaço autogestionário para tratá-las, visando permitir uma discussão aberta das questões que emergem no cotidiano. Focam-se os critérios e os modos de avaliação dos alunos na escola, mas um investimento na heteronomia pelo Sistema de Gestão Integrado (SGI) se contrapõe ao processo autogestionário. No artifício da escrita, acabaram por se recortar quatro perspectivas sobre o processo de intervenção, que pode ser caracterizado pelo fracasso.

 

 

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Publicado

2015-12-08

Como Citar

Zamboni, J., Barros, M. E. B. de, & Heckert, A. L. C. (2015). Variações climáticas de uma intervenção na escola: análise institucional e educação por uma experiência de estágio em psicologia. Mnemosine, 11(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41595

Edição

Seção

Artigos