Reforma Universitária e Diretrizes Curriculares: a formação reativa da graduação em Psicologia

Autores

  • Wilson Alves Senne

Palavras-chave:

, reforma universitária, currículo, graduação, prática profissional

Resumo

Em vista da multiplicação acelerada dos novos cursos de graduação em psicologia, a partir de 1995, e da conseqüente desvalorização da profissão no mercado de trabalho, o presente estudo crítico visou 1) contextualizar brevemente a reforma universitária no âmbito da reforma do Estado, que presidiu essa multiplicação; 2) analisar o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para as graduações em Psicologia para mostrar que enquanto projeta um perfil profissional flexível e polivalente, aberto ao mercado, pretende contornar o risco de dispersão da profissão reforçando as bases epistemológicas e a investigação científica “naturalística” em psicologia – admitindo-se assim uma via que, além de não especificar a psicologia diante de outras profissões, talvez também iniba, nos estudantes, aquilo que nela o senso-comum mais valoriza: a psicologia como uma ciência humana e enquanto prática principalmente clínica.

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Publicado

2012-08-17

Como Citar

Senne, W. A. (2012). Reforma Universitária e Diretrizes Curriculares: a formação reativa da graduação em Psicologia. Mnemosine, 8(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41579

Edição

Seção

Artigos