Um estudo acerca das políticas públicas e da participação das crianças em Catingueira - PB
Palavras-chave:
crianças, políticas públicas, CatingueiraResumo
Este estudo versará sobre as políticas públicas para a infância e sobre a participação das crianças na comunidade de Catingueira - PB. Nele reconheceremos que as políticas públicas, no Brasil, costumam ser elaboradas, exclusivamente, para as crianças empobrecidas, destacadas pela literatura como infâncias em situações de riscos e vulnerabilidades sociais, também frequentemente pensadas como atividades para crianças em perigo ou para crianças perigosas. Procuraremos, não negando esta situação, mas nos desviando dela, focar nossa atenção na existência de crianças comuns, vivendo ordinária e cotidianamente, propondo assim uma outra possibilidade de se pensar a infância. Iniciaremos descrevendo a cidade, palco de nossa investigação. Depois discutiremos, de forma breve, algumas ideias a cerca daquilo que estamos defendendo como políticas públicas para crianças. Continuando, apresentaremos algumas das ações municipais que atingem também as crianças, mesmo que estas não tenham sido pensadas para a infância. A seguir, introduziremos uma discussão a respeito da participação política das crianças, observando sua visibilidade nos momentos em que ocupam os espaços sociais no município. Ampliando a ideia de participação política das crianças, mostraremos sua capacidade de propor soluções criativas a muitos dos problemas que as envolvem na cidade, indicando algumas de suas maneiras solidárias de atuações coletivas. Por derradeiro, apresentaremos uma breve conclusão a respeito do percurso feito no artigo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-12-17
Como Citar
SILVA, Antonio Luiz da. Um estudo acerca das políticas públicas e da participação das crianças em Catingueira - PB. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41566. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.