Vulnerabilidade e evasão nas práticas de formação do ‘Projovem Urbano’

Autores

  • Ana Lucélia Silva Dias
  • Nair Iracema Silveira dos Santos

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Juventude, evasão, vulnerabilidade.

Resumo

Situado no campo das Políticas Públicas em Educação endereçadas à juventude, este estudo investigou como a evasão se torna um problema para o Programa Nacional de
Inclusão de Jovens, na modalidade do ProJovem Urbano, no Município de Porto Alegre. A partir dos referenciais de Michel Foucault, tomamos o procedimento genealógico como princípio analítico metodológico, apreendendo-o enquanto estratégia de pensamento. Utilizando-se do operador analítico “práticas”, domínio de análise foucaultiana, buscamos desnaturalizar o conceito de evasão. Analisamos neste recorte investigativo as práticas de formação que inscrevem os sujeitos atendidos nesse lugar de
vulnerabilidade, problematizando os regimes de saber que são produzidos e que os subjetivam em modos de educar pautados na assistência e na naturalização da possibilidade de fracasso e desistência. Consideramos como corpus de análise: documentos oficiais do programa; diários de campo; questionários respondidos por jovens atendidos; entrevistas com jovens, educadores e gestores envolvidos na formação.

Biografia do Autor

Ana Lucélia Silva Dias

Licenciada em Pedagogia e Mestre em Psicologia Social e Institucional - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nair Iracema Silveira dos Santos

Professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2013-09-25

Como Citar

Dias, A. L. S., & Santos, N. I. S. dos. (2013). Vulnerabilidade e evasão nas práticas de formação do ‘Projovem Urbano’. Mnemosine, 9(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41545

Edição

Seção

Artigos