O UNICEF, a educação infantil e as famílias pobres no Brasil

Autores

  • Flavia Cristina Silveira Lemos
  • Joyce Danielle Lima Fonseca
  • Nathália Frazão Costa Dourado

Palavras-chave:

educação infantil, UNICEF, famílias pobres, políticas compensatórias, documentos.

Resumo

O artigo coloca em debate as práticas do UNICEF a respeito da educação infantil, no Brasil, interrogando como estas recomendam uma política compensatória, realizada pela própria comunidade, pelos jovens e pelas famílias que moram em bairros não centrais das cidades, com objetivos de coesão e assistência social. Geralmente, o UNICEF prescreve que sejam usados espaços vazios, como galpões de igrejas e de associações comunitárias, com mão de obra voluntária, pertencente ao local de funcionamento, recebendo algum subsídio privado por meio de fundações e institutos do terceiro setor. A noção de família carente, de privação cultural e afetiva, de carência alimentar e nutricional, de ausência de lazer e espaços de brincadeira, nesses bairros, bem como a baixa escolaridade dos pais e responsáveis são os motivos elencados pelo UNICEF para justificar uma política de educação infantil compensatória, no Brasil, ainda na atualidade.

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Publicado

2013-12-09

Como Citar

Lemos, F. C. S., Fonseca, J. D. L., & Dourado, N. F. C. (2013). O UNICEF, a educação infantil e as famílias pobres no Brasil. Mnemosine, 9(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41528

Edição

Seção

Artigos