Cidade, política e subjetivação: Marco Polo visita o Rio de Janeiro
Keywords:
Rio de Janeiro, espaços urbanos, produção de subjetividade.Abstract
O presente artigo tem por objetivo problematizar a experiência urbana contemporânea, colocando em questão a segregação sócio-espacial na cidade do Rio de Janeiro. Os espaços segregados e suas barreiras físicas são abordados como dispositivos que representam embates biopolíticos e determinam formas de existência e de relação com o outro e com a cidade. Mais especificamente, este artigo busca produzir outros olhares sobre a cidade e seus habitantes na medida em que convida o leitor à análise das forças que os atravessam, bem como daquilo que é cotidianamente naturalizado. Para tal, através de um exercício de ficção, utilizamos o olhar estrangeiro do explorador Marco Polo. Este, por meio de uma narrativa literária, relata ao imperador Kublai Khan a política das subjetivações e das interações sociais percebida em sua visita ao Rio de Janeiro.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-12-09
How to Cite
ROMERO, Manuela Linck de; ZAMORA, Maria Helena; FILHO, José Rodrigues de Alvarenga. Cidade, política e subjetivação: Marco Polo visita o Rio de Janeiro. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41524. Acesso em: 12 may. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.