Clínica-Escola: um olhar da Psicologia Institucional sobre o Serviço de Psicologia Aplicada da UNIR

Autores

  • Vanessa Aparecida Alves de Lima
  • Donilde Séfora Almeida das Chagas
  • Fernanda Lígia Leonardo Marques
  • João Jackson Bezerra Vianna
  • Maria Cléia Moreira Montes
  • Mariana M. Cartaxo Moura
  • Angélica Aparecida Melo Silva

Palavras-chave:

Análise Institucional, Clínica-Escola

Resumo

Este artigo relata a experiência de dois grupos de alunos entre os anos de 2008 e 2009 de realizar, como atividade prática da disciplina de Psicologia Institucional, uma Análise Institucional do Serviço de Psicologia Aplicada – SPA, do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, que tem a função de Clínica-Escola e é conhecida na comunidade portovelhense como “Clínica da UNIR”. A Análise Institucional se desenvolveu em cada um dos anos acima citados, durante os meses de Outubro e Novembro, com uma média de 10 horas semanais de observação participante e entrevistas e pode contribuir para a melhoria dos serviços prestados pela Clínica-Escola, revelando processos institucionais através de analisadores importantes, como a relação entre estagiários e os demais alunos do Curso de Psicologia em atividades práticas dentro da Clínica-Escola, além de desvelar as formas de organização institucional das áreas clínicas que atuam na instituição.

Downloads

Publicado

2010-12-09

Como Citar

Lima, V. A. A. de, Chagas, D. S. A. das, Marques, F. L. L., Vianna, J. J. B., Montes, M. C. M., Moura, M. M. C., & Silva, A. A. M. (2010). Clínica-Escola: um olhar da Psicologia Institucional sobre o Serviço de Psicologia Aplicada da UNIR. Mnemosine, 6(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41507

Edição

Seção

Artigos