A Psicologia e seus laboratórios na formação de professores mineiros

Autores

  • Deolinda Armani Turci
  • Rita de Cássia Vieira

Palavras-chave:

laboratórios de psicologia, formação de professores, história da psicologia

Resumo

Esse texto mostra a importância dos laboratórios de psicologia na formação docente no Estado de Minas Gerais, desde a institucionalização da psicologia no Brasil até a atualidade. Demonstrando a validade da temática, realizou-se pesquisa bibliográfica no campo da historiografia da psicologia mineira, enfatizando o campo educacional. Foram apresentados dois laboratórios do início do século XX: o Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Minas Gerais e o Laboratório de Psicologia e Pesquisas Educacionais Edouard Claparède. Marcando a continuidade desse trabalho nos dias de hoje, destaca-se também o Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff (LAPED) da Faculdade de Educação da UFMG. O estudo aponta, enfim, que estes laboratórios, se constituíram em espaços privilegiados de aproximação entre teoria e prática, além de serem essenciais ao desenvolvimento da psicologia enquanto ciência e profissão, se revelando ainda como locus especiais e de grande valia para a formação docente.

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Publicado

2010-12-09

Como Citar

Turci, D. A., & Vieira, R. de C. (2010). A Psicologia e seus laboratórios na formação de professores mineiros. Mnemosine, 6(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41500

Edição

Seção

Artigos