O Estandarte da Memória: notas acerca de um subtexto possível
Palabras clave:
memória, conhecimento no cotidiano, narrativas popularesResumen
O artigo aborda o processo de construção do “estandarte da memória”, que se revelou como um instrumento pedagógico extremamente rico. Contar sobre como foi construído e a força de sua representação é o nosso objetivo principal, aliado ao pressuposto que defende o papel da memória e do seu poder de re-significação da realidade e da vida. Este estandarte surgiu em outubro de 2009, através do Núcleo de Arte Linguagem e Subjetividade e do Núcleo de Documentação Histórica, e a partir do processo de organização do evento denominado “Contadores de Histórias: catadores e contra-dores”. Um das intenções foi fortalecer a aliança entre a Universidade e a comunidade, no sentido das trocas possíveis entre os conhecimentos acadêmicos e populares. Entre os eixos narrativos prioritários estavam o respeito pela diversidade e pelas perspectivas identitárias distintas. O “estandarte da memória” condensou e deu a unidade estética e a perspectiva ética que o encontro pretendia.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-12-09
Cómo citar
BUSSOLETTI, Denise Marcos; GILL, Lorena Almeida; PINHEIRO, Cristiano Guedes. O Estandarte da Memória: notas acerca de um subtexto possível. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41499. Acesso em: 13 may. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.