O Estandarte da Memória: notas acerca de um subtexto possível

Autores

  • Denise Marcos Bussoletti
  • Lorena Almeida Gill
  • Cristiano Guedes Pinheiro

Palavras-chave:

memória, conhecimento no cotidiano, narrativas populares

Resumo

O artigo aborda o processo de construção do “estandarte da memória”, que se revelou como  um instrumento pedagógico extremamente rico. Contar sobre como foi construído e a força de sua representação é o nosso objetivo principal, aliado ao pressuposto que defende o papel da memória e do seu poder de re-significação da realidade e da vida. Este estandarte surgiu em outubro de 2009, através do Núcleo de Arte Linguagem e Subjetividade  e do Núcleo de Documentação Histórica, e a partir do processo de organização do evento denominado “Contadores de Histórias: catadores e contra-dores”. Um das intenções foi fortalecer a aliança entre a Universidade e a comunidade, no sentido das trocas possíveis entre os conhecimentos acadêmicos e populares. Entre os eixos narrativos prioritários estavam o respeito pela diversidade e pelas perspectivas identitárias distintas. O “estandarte da memória” condensou e deu a unidade estética e a perspectiva ética que o encontro pretendia.

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Publicado

2010-12-09

Como Citar

Bussoletti, D. M., Gill, L. A., & Pinheiro, C. G. (2010). O Estandarte da Memória: notas acerca de um subtexto possível. Mnemosine, 6(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41499

Edição

Seção

Artigos