Inventando estratégias e construindo instrumentos de transformação do sistema prisional
Λέξεις-κλειδιά:
sistema prisional, agentes penitenciários, ressocializaçãoΠερίληψη
Partindo da ideia de que as práticas dão-se numa constelação de atores dentro do sistema prisional, trazemos neste artigo a realidade cotidiana dos agentes penitenciários por meio de um trabalho realizado com estes profissionais no Complexo Penitenciário de Viana (ES) e na Escola Penitenciária, em Vitória (ES). Nosso objetivo foi conhecer a percepção dos agentes penitenciários em relação à sua função dentro do Sistema Prisional, as relações que estabelecem, as lutas que travam no seu dia a dia, como pensam a ressocialização, o trabalho, o interno, o presídio, dentre outras. Nos encontros pudemos afirmar a potência das lutas coletivas entendendo o grupo como lugar das multiplicidades, das trocas, das intensidades, da experimentação. Apesar de observarmos com freqüência questões que expressavam a aparente imutabilidade do Sistema, percebemos também ações, falas, gestos, indagações, inquietações, sentimentos que expressam outra forma de ser agente penitenciário, de fazer sistema prisional.Λήψεις
Τα δεδομένα λήψης δεν είναι ακόμη διαθέσιμα.
Λήψεις
Δημοσιευμένα
2011-08-09
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
TAVARES, Gilead Marchezi; SILVA, Arielle Rocha de Oliveira; CORRÊA, Anderson do Prado; SANTOS, Keli Lopes; CANAL, Fabiana Davel; TRISTÃO, Valeska Campos; LIVRAMENTO, André Mota do. Inventando estratégias e construindo instrumentos de transformação do sistema prisional. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41487. Acesso em: 14 μαΐου. 2025.
Τεύχος
Ενότητα
Artigos
Άδεια
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.