Portas abertas, chaves de lado: reflexões sobre a reforma psiquiátrica no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira
Keywords:
Reforma psiquiátrica, saúde mental, reinserção social, promoção de saúde, desospitalizaçãoAbstract
Este artigo procurará refletir sobre aspectos observados numa visita ao Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, situado em Campinas, São Paulo, considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)uma referência importante na luta pela desospitalização. Para isso, efetuaremos uma descrição das diversas ações de apoio à reinserção social dos usuários, que conta também com grupos de discussão sobre saúde mental com representantes da comunidade. O presente artigo também buscará, por meio de um diálogo problematizador, apresentar aos leitores alguns conceitos da literatura sobre reforma psiquiátrica, tensionando-os com a experiência prática do Serviço de Saúde em questão.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-12-06
How to Cite
SOUZA, Adriana Oliveira de; SILVA, Rosimeire Barboza. Portas abertas, chaves de lado: reflexões sobre a reforma psiquiátrica no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41451. Acesso em: 10 may. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.