A Psicologia e o ensino normalista piauiense: percursos de uma disciplina

Autores

  • João Paulo Macedo
  • Ana Gabriela Nunes Fernandes
  • Renata Castelo Branco Araújo

Palavras-chave:

Escola normal, ensino da psicologia, psicologia no Piauí

Resumo

Trata-se de um estudo sobre a história da disciplina “psicologia” lecionada na Escola Normal Antonino Freire, ao longo de mais de 80 anos, na cidade de Teresina – PI. Seu objetivo consiste em conhecer o percurso histórico dessa disciplina a partir de suas ementas, dos conteúdos trabalhados nas aulas e do material bibliográfico indicado pelos professores responsáveis. A estratégia metodológica partiu, em um primeiro momento, da análise documental do material pertencente ao arquivo da instituição: documentos, relatórios, diários de classe, provas e histórico dos alunos; e, em um segundo momento, de entrevistas narrativas com os professores que ministraram a disciplina, a partir dos anos de 1970. O estudo apontou para a importância que a psicologia teve nos currículos da Escola Normal do Piauí, bem como na formação de professores na cidade de Teresina.

Downloads

Publicado

2009-12-09

Como Citar

Macedo, J. P., Fernandes, A. G. N., & Araújo, R. C. B. (2009). A Psicologia e o ensino normalista piauiense: percursos de uma disciplina. Mnemosine, 5(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41436

Edição

Seção

Artigos