A música de Luiz Gonzaga no território da “invenção das tradições”

Autores

  • Jonas Rodrigues de Moraes

Palavras-chave:

Campo/cidade, Nordeste, baião

Resumo

A música de Luiz Gonzaga representa o Nordeste simbolicamente não apenas através de imagens de ruralidade, mas emerge numa trajetória de migrante, no “entre lugar” campo e cidade. É nesses espaços intersticiais e de deslocamento do Sertão nordestino e do Sudeste do país que o repertório musical de Gonzaga será construído. A música de Gonzaga, antes de ganhar popularidade nacional, era tocada em rústicas cabanas de chão de barro batido, com lampiões e lamparinas acessas. O baião sacudia a poeira de casas e dos vilarejos, indo até o “dia raiá”. Essa “paisagem sonora” é percebida nos sons onomatopaicos da música falada de Luiz Gonzaga, “Samarica Parteira”, que com uma linguagem do português arcaico produz  imagens sonoras que levam o ouvinte/receptor a uma cena típica vivenciada pelas mulheres e homens no cotidiano nordestino das décadas de 1940 a 1950.

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Publicado

2009-12-09

Como Citar

Moraes, J. R. de. (2009). A música de Luiz Gonzaga no território da “invenção das tradições”. Mnemosine, 5(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41435

Edição

Seção

Artigos