Cidade Acessível: Igualdade de Direitos e Particularidades da Pessoa com Deficiência Visual

Autores

  • Jéssica da Silva David
  • Ximene Martins Antunes
  • Verônica Torres Gurgel

Palavras-chave:

deficiência visual, acessibilidade, locomoção na cidade

Resumo

A maioria das discussões acerca das deficiências toma uma de duas direções. A primeira se refere às políticas de inclusão, enfatizando a igualdade entre deficientes e não deficientes. A segunda destaca a diferença – a deficiência é vista como um déficit, desconsiderando sua potência para recriar subjetividade, aprender, se relacionar e habitar na cidade. Uma terceira direção, mais interessante, vê o deficiente como portador de necessidades especiais.

Concernindo à deficiência visual, estudos cognitivos apontam para as particularidades do cego atentando também para suas potencialidades. De acordo com Hatwell (2003), a diferença cognitiva entre cegos e videntes diz respeito à locomoção e percepção espacial. As dificuldades do deficiente visual não provêm de uma falta de competência cognitiva, mas decorrem da ausência de dados perceptivos do ambiente. Segundo Rieser et al (1990), o que permite aos videntes se locomover organizadamente é a relação entre movimentos realizados e as mudanças de distância e direção entre os objetos e si mesmos. Para os deficientes visuais não há um fluxo visual contínuo; assim, numa cidade feita para videntes, surgem diversas dificuldades para os cegos. O trabalho visa a investigar três situações: pegar ônibus, atravessar ruas e desviar de orelhões. Tenciona observar essas situações, que dificuldades podem surgir e quais os dispositivos e estratégias criadas. As observações ocorreram nos arredores do Instituto Benjamin Constant. Realizaram-se também entrevistas com vistas a obter depoimentos dos deficientes visuais. Conclui que para alcançar a igualdade é preciso criar condições que atendam às particularidades do deficiente.

Downloads

Publicado

2009-08-09

Como Citar

David, J. da S., Antunes, X. M., & Gurgel, V. T. (2009). Cidade Acessível: Igualdade de Direitos e Particularidades da Pessoa com Deficiência Visual. Mnemosine, 5(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41423

Edição

Seção

Artigos