Investigando a Noção de Recursos Humanos: Psicologia, Administração e Sociedade nos EUA do Pós-Guerra
Palavras-chave:
Recursos humanos, discurso, históriaResumo
Investigar aquilo que nos configura como sujeitos de poder e de saber no presente é abrir possibilidades de novas subjetivações. A noção-saber Recursos Humanos (RH), vastamente utilizada nas empresas, bem como, atualmente, nas demais organizações que empregam força de trabalho – como governos, ONGs etc. –, configura sujeitos empresarias que não apenas trabalham, mas vivem dentro de uma lógica da empresa. O presente ensaio, explorando essas questões ao lado das perspectivas foucaultianas da história e do discurso, faz a tentativa de uma conversão do olhar para novas formas de análise do RH, da empresa, das psicologias envolvidas, das subjetivações engendradas. O trabalho se insere em um projeto maior de uma arqueogenealogia da empresa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-12-30
Como Citar
CHIAPPINI, Pedro. Investigando a Noção de Recursos Humanos: Psicologia, Administração e Sociedade nos EUA do Pós-Guerra. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, 2006. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41412. Acesso em: 11 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.