Medicalização do corpo na infância – Considerações acerca do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Authors

  • Mariana de Araujo Fiore

Keywords:

medicalização, infância, processo de produção de subjetividade

Abstract

É inquietante o número crescente de diagnósticos infantis, principalmente o que chamamos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Podemos dizer que este diagnóstico tem se alastrado de forma generalizada e implica, entre outras coisas, a medicalização das crianças que são nomeadas por ele. Este artigo traz alguns aspectos para a reflexão em torno do fenômeno contemporâneo da medicalização e seus desdobramentos na infância. Procura ressaltar como a produção de diagnósticos está atrelada ao uso de novas tecnologias do corpo e tem atravessado o espaço escolar, sem que seus profissionais tenham tempo e ferramentas teóricas adequadas para a sua abordagem e compreensão. A prática da medicalização infantil faz parte de um discurso biológico presente nas ciências da saúde e consolidado pelo saber médico, discurso esse que tem atravessado a instituição escolar, o nosso dia-a-dia, a forma como nos relacionamos e aprendemos, ou seja, construindo novos paradigmas subjetivos. Deparamo-nos aqui com uma pergunta: por que medicalizar se tornou mais uma urgência contemporânea?

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Published

2005-11-25

How to Cite

FIORE, Mariana de Araujo. Medicalização do corpo na infância – Considerações acerca do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2005. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41373. Acesso em: 9 may. 2025.

Issue

Section

Artigos