O psicólogo na escola: história e formação

Autores

  • Alessandra de Castilho Ramos
  • Marisa Lopes da Rocha
  • Terezinha de Jesus Pimenta
  • Vanessa Cristina Breia

Palavras-chave:

Psicologia e Educação, histórico de atuação, formação acadêmica

Resumo

Nos últimos anos, a redução do campo de trabalho do psicólogo escolar é nítida, principalmente na rede pública de ensino. A compreensão deste fenômeno implica no questionamento da relação entre as duas áreas de saber: Psicologia e Educação; analisando-se não só a atuação do profissional “psi” dentro da área educacional através da história, como também de que forma sua formação acadêmica e sua inserção no mercado de trabalho vêm sendo realizadas. O uso de entrevistas e análise de publicações relacionadas ao tema permite um panorama da performance destes profissionais e um mapeamento de dificuldades enfrentadas pela cadeira Psicologia Escolar dentro da Universidade. A falta de estágios oficiais e de consistência das ementas, dentre outras problemáticas, aliadas a um tradicionalismo universitário (preponderância da clínica) e escolar (herança higienista) inviabilizam o estabelecimento de uma abordagem crítica e sócio-política de ação que discuta o fracasso escolar e o próprio referencial institucionalista.

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Publicado

2004-07-29

Como Citar

Ramos, A. de C., Rocha, M. L. da, Pimenta, T. de J., & Breia, V. C. (2004). O psicólogo na escola: história e formação. Mnemosine. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41347