Psicologia e tendências pedagógicas no Brasil - perfis de atuação do psicólogo

Autores

  • Eloiza da Silva Gomes de Oliveira

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, modelos pedagógicos, nova ordem mundial

Resumo

O atual contexto mundial capitalista, marcado pela presença da globalização e do neoliberalismo, reivindica uma reflexão sobre a Educação e de forma mais especifica sobre as suas relações com a Psicologia. A história da Psicologia da Educação no Brasil permite traçar um painel da inserção da Psicologia na Educação, no entanto, é no confronto destas duas áreas de saber com a evolução dos modelos pedagógicos que melhor se pode  perceber as relações estabelecidas entre as duas. À luz desta análise, é possível debater sobre o quadro atual e o posicionamento da Psicologia da Educação frentes aos novos desafios trazidos pela nova ordem mundial.

Downloads

Publicado

2004-07-29

Como Citar

Oliveira, E. da S. G. de. (2004). Psicologia e tendências pedagógicas no Brasil - perfis de atuação do psicólogo. Mnemosine. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41346