Fragmentos da história da psicologia no Brasil: algumas notações sobre teoria e prática

Autores

  • Tania R. Catharino

Palavras-chave:

História da Psicologia, relação teoria/prática, formação em Psicologia

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a relação teoria/prática, utilizando como interlocutores elementos da história da Psicologia e autores como Isaías Pessotti e Sylvia Leser de Mello. A dissociação entre ciência e técnica na Psicologia brasileira compõe um contexto social mais amplo, a partir de uma tradição colonialista que visa importar técnicas para aplicação imediata, havendo uma precariedade na pesquisa e teorização. Antes da lei 4.119/62, que regulamenta a profissão de psicólogo no Brasil, encontrava-se a ação precedendo a teorização: o campo era ocupado pelos práticos-psicologistas. Assim, um dos motivos da regulamentação foi instituir a graduação universitária como única forma de acesso à profissionalização. Porém, ainda hoje a dissociação entre teoria e prática domina o cenário acadêmico e profissional no Brasil, impulsionado pela demanda empresarial, que incentiva uma formação pragmática. São questões que inquietam e preocupam, mas também mobilizam, no sentido de se buscar construir uma outra história para a Psicologia.

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Publicado

2004-07-29

Como Citar

Catharino, T. R. (2004). Fragmentos da história da psicologia no Brasil: algumas notações sobre teoria e prática. Mnemosine. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41342