Tortura e eletricidade na ditadura militar: uma perspectiva ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.72421

Palavras-chave:

Torture, Electroshock, Anthropocene, Narrative, Great Acceleration.

Resumo

Desde que a tortura passou a ser usada sistematicamente contra dissidentes políticos pela ditadura militar que governou o Brasil de 1964 a 1985, sua representação em filmes e obras literárias destacou uma das mo- dalidades de tortura mais comuns no período: o eletrochoque. Defendo que, embora a tortura por eletrocho- que consuma uma quantidade relativamente pequena de energia, seja a proveniente de aparelhos elétricos ou gerada manualmente por manivelas, a representação da eletricidade como algo necessariamente excessivo constitui uma das formas mais paradigmáticas pelas quais sua presença se torna simbolicamente visível na produção cultural do Antropoceno na segunda metade do século XX. Este artigo lê cenas de tortura por eletrochoque como típicas da Grande Aceleração, que depende de um fornecimento constante de energia elétrica, a fim de investigar como as narrativas de tortura por eletrochoque possibilitam uma nova abordagem de tal corpus por uma perspectiva ambiental. Concentro-me em duas obras do final dos anos 1960 e início dos anos 1970 em que a tortura irrompe nas narrativas de forma abrupta: o romance As meninas (1973), de Lygia Fagundes Telles, e o filme Matou a família e foi ao cinema (1969), de Júlio Bressane.

Biografia do Autor

Victoria Saramago, The University of Chicago

É Ph.D. em Culturas Ibéricas e Latino-Americanas pela Universidade de Stanford (2015). Desde 2015, é professora associada efetiva na Universidade de Chicago, vinculada ao Departamento de Línguas e Literaturas Românicas. Conselheira de Pós-Graduação da HLBS e diretora de Pós-Graduação da RLL. Dentre seus livros publicados, destacam-se: Ambientes Fictícios: Mimese e Desmatamento na América Latina e O Duplo do Pai: o filho e a ficção de Cristovão Tezza.

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

Saramago, V. (2023). Tortura e eletricidade na ditadura militar: uma perspectiva ambiental. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 30(58), 163–178. https://doi.org/10.12957/matraga.2023.72421

Edição

Seção

Estudos Literários