Bordando el manto terrestre: imágenes y escrituras de Remedios Varo

Autores

  • Claudia Dias Sampaio Universidad Nacional Autónoma de México

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.72420

Palavras-chave:

Feminino, Controle do imaginário, Remedios Varo, arte mexicana.

Resumo

La obra de Remedios Varo, en especial la pintura titulada Bordando el manto terrestre, de 1961, se presenta como un camino productivo para pensar la hipótesis que les presento en este artículo. La idea es la siguiente: al admitir, tal como propuso el teórico brasileño Luiz Costa Lima, la presencia de un control del imaginario en el Occidente, especialmente en Latinoamérica, y en la búsqueda por pensarlo a partir de la literatura y de las relaciones culturales en el ámbito Iberoamericano, encontramos ciertos topos que se muestran como desvíos y resistencias a dicho control. Pienso en las obras producidas a partir del diálogo con las tradiciones cultura- les africanas e indígenas, en el caso de Brasil, y en las obras de ciertas mujeres extranjeras que maduraron sus obras en México y que, de algún modo, dialogaron con el surrealismo, como Leonora Carrington, Kati Horna y Remedios Varo, autora de la obra que abordaremos en este trabajo.

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BORDANDO EL MANTO TERRESTRE: IMAGENS E ESCRITURAS DE REMEDIOS VARO

A obra de Remedios Varo, em especial a pintura Bordando el manto terrestre (1961), apresenta-se como um caminho produtivo para aprofundar a reflexão que apresento neste artigo. A ideia é a seguinte: ao admitir, tal como propôs o teórico brasileiro Luiz Costa Lima, a presença de um controle do imaginário no Ocidente, especialmente na América Latina, e na busca por pensá-lo a partir da literatura e das relações culturais no âmbito latino-americano, encontramos certos topos que se mostram como desvios e resistências a este con- trole. Penso nas obras de certas mulheres estrangeiras que desenvolveram seus trabalhos no México e que de algum modo dialogam com o surrealismo, como Leonora Carrington, Kati Horna e Remedios Varo, autora da pintura que abordaremos neste trabalho.

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Original em espanhol.

Biografia do Autor

Claudia Dias Sampaio, Universidad Nacional Autónoma de México

É pesquisadora do Sistema Nacional de Investigadores do México (SNI-CONACYT). Suas áreas de trabalho são: teoria literária, poesia contemporânea no México e no Brasil e tradução do espanhol ao português. Doutora em Teoria Literária pela UFRJ e mestre em Literatura Brasi- leira pela UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Lenguaje Poético y Pensamiento Crítico sobre lo Contemporáneo en Iberoamérica, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México (FFyL-UNAM) e o Seminário de Tradução Literária da Cátedra João Guimarães Rosa, nesta mesma universidade; a partir do qual organizou as publicações: Cuentos nuevos e a antologia Yo soy trescientos, soy trescientos cincuenta, de Mário de Andrade (2022) e Pensamiento e imaginación: el concepto de Ficción por Luiz Costa Lima (2022); editados pela UNAM e pela Embaixada do Brasil no México. Participa do grupo de pesquisa Mito e Moder- nidade (UFMG-CNPq, Brasil).

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Publicado

2023-02-24

Como Citar

Sampaio, C. D. (2023). Bordando el manto terrestre: imágenes y escrituras de Remedios Varo. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 30(58), 179–190. https://doi.org/10.12957/matraga.2023.72420

Edição

Seção

Estudos Literários