Bordando el manto terrestre: imágenes y escrituras de Remedios Varo
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2023.72420Palavras-chave:
Feminino, Controle do imaginário, Remedios Varo, arte mexicana.Resumo
La obra de Remedios Varo, en especial la pintura titulada Bordando el manto terrestre, de 1961, se presenta como un camino productivo para pensar la hipótesis que les presento en este artículo. La idea es la siguiente: al admitir, tal como propuso el teórico brasileño Luiz Costa Lima, la presencia de un control del imaginario en el Occidente, especialmente en Latinoamérica, y en la búsqueda por pensarlo a partir de la literatura y de las relaciones culturales en el ámbito Iberoamericano, encontramos ciertos topos que se muestran como desvíos y resistencias a dicho control. Pienso en las obras producidas a partir del diálogo con las tradiciones cultura- les africanas e indígenas, en el caso de Brasil, y en las obras de ciertas mujeres extranjeras que maduraron sus obras en México y que, de algún modo, dialogaron con el surrealismo, como Leonora Carrington, Kati Horna y Remedios Varo, autora de la obra que abordaremos en este trabajo.
..........................................................................................................................................
BORDANDO EL MANTO TERRESTRE: IMAGENS E ESCRITURAS DE REMEDIOS VARO
A obra de Remedios Varo, em especial a pintura Bordando el manto terrestre (1961), apresenta-se como um caminho produtivo para aprofundar a reflexão que apresento neste artigo. A ideia é a seguinte: ao admitir, tal como propôs o teórico brasileiro Luiz Costa Lima, a presença de um controle do imaginário no Ocidente, especialmente na América Latina, e na busca por pensá-lo a partir da literatura e das relações culturais no âmbito latino-americano, encontramos certos topos que se mostram como desvios e resistências a este con- trole. Penso nas obras de certas mulheres estrangeiras que desenvolveram seus trabalhos no México e que de algum modo dialogam com o surrealismo, como Leonora Carrington, Kati Horna e Remedios Varo, autora da pintura que abordaremos neste trabalho.
---
Original em espanhol.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.