Brasil, brasilidade, brasilianistas: memoir e trajetória de Charles Perrone e Šárka Grauová

Autores

  • Charles Perrone Universidade da Flórida – EUA
  • Šárka Grauová Universidade Carolina, República Tcheca
  • Leonardo Davino de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Jefferson Evaristo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.72418

Palavras-chave:

Entrevista.

Resumo

Jefferson Evaristo e Leonardo Davino de Oliveira entrevistam Charles Perrone, professor aposentado da Universidade da Flórida, onde se dedicou por mais de trinta anos ao ensino da língua, literatura e cultura brasileiras, e Šárka Grauová, professora de literatura brasileira da Universidade Carolina, em Praga, na República Tcheca. Ambos brasilianistas de destaque em seus países de atuação.

Biografia do Autor

Charles Perrone, Universidade da Flórida – EUA

É tradutor e professor de português e de literatura e cultura luso-brasileira na Universidade da Flórida – EUA. Em 1985, recebeu o título de doutor em literatura luso-brasileira e narrativa his- pano-americana pela Universidade do Texas (EUA). É autor de diversos artigos sobre literatura e cultura brasileira, de Letras e Letras (da Música Popular Brasileira) (1a edição: 1988; 2a edição: 2008) e de Seven Faces: Brazilian Poetry Since Modernism (1996). Pesquisa a obra de poetas brasileiros modernos e contemporâneos como Paulo Leminski, Waly Salomão, Carlito Azevedo, Cláudia Roquette-Pinto e Antônio Cícero, dos quais é também tradutor.

Šárka Grauová, Universidade Carolina, República Tcheca

É professora de língua portuguesa e literatura brasileira no Departamento de Línguas Românicas da Universidade Carolina, em Praga, na República Tcheca, além de tradutora e ensaísta. Interessa-se pela Literatura de Fin-de-Siècle e pela relação entre Tradição e Modernidade. Tem larga experiência em tradução literária sendo um dos maiores nomes dos estudos brasilianistas em seu país. Desde 2021, é presidente da ABRE, a Associação de Brasilianistas na Europa.

Leonardo Davino de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É doutor em Literatura Comparada e professor Associado de Literatura Brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Procientista Uerj/FAPERJ. Desenvolve pesquisa sobre poesia e vocoperformance. Autor dos livros Canção: a musa híbrida de Caetano Veloso (2012); De Musas e Sereias: a presença dos seres que cantam a poesia (2021), prêmio Oswald de Andrade, gênero en- saio, da União Brasileira de Escritores RJ; e Domingou apandemia (2022). Além de coorganizador e autor dos livros Palavra cantada: estudos transdisciplinares (2014); Conversas sobre literatura em tempos de crise (2017); Bioescritas/biopoéticas: pensamento em trânsito (2018); Poesia Contempo- rânea: crítica e transdisciplinaridade (2018); Literatura brasileira em foco VIII: outras formas de escrita (2018) e Literatura brasileira em foco IX: representação e autorrepresentação (2022).

Jefferson Evaristo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É professor de língua portuguesa na UERJ, atuando no PGLetras e no PPLIN/FFP. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista da UERJ. É coordenador do subprojeto de língua portu- guesa do Programa Residência Pedagógica da CAPES e da disciplina de “Crítica Textual” no curso de Letras (UFF) do CEDERJ. Pós-doutor em Língua Portuguesa pela UPM (2021-2023), doutor em Língua Portuguesa pela UERJ (2020) e doutor (2019) e mestre (2016) em Letras Neolatinas (língua italiana) pela UFRJ. Formado em Letras Português/Italiano e especialista em Língua Italia- na - Tradução, ambos pela UERJ. Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: internacionalização da língua portuguesa; políticas linguísticas; ensino de português língua materna e não materna; ma- teriais de leitura e produção de textos em língua portuguesa; gramaticografia, gramática e ensino.

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

Perrone, C., Grauová, Šárka, Oliveira, L. D. de, & Evaristo, J. (2023). Brasil, brasilidade, brasilianistas: memoir e trajetória de Charles Perrone e Šárka Grauová. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 30(58), 191–200. https://doi.org/10.12957/matraga.2023.72418

Edição

Seção

Entrevista/Depoimento