Análise imagético-esquemática do verbo e da partícula na construção de significado do phrasal verb “give up”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.70940

Palavras-chave:

Metáfora conceptual, Esquemas imagéticos, Phrasal verbs.

Resumo

Este artigo integra uma série de análises de phrasal verbs compostos pelas partículas “up” e “out” que venho empreendendo no âmbito de minha pesquisa de doutorado. Aqui, enfoco a construção de significado do phrasal verb give up”, com base na Teoria da Metáfora Conceitual (LAKOFF; JOHNSON, 1980) e nos esquemas imagéticos (LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987), estruturas abstratas configuradas a partir de nossas experiências sensório-motoras. Inicialmente, percorri o histórico etimológico de cada termo e os significados de phrasal verb oferecidos pelos dicionários. A partir disso, elaborei animações para os esquemas imagéticos projetados pelo verbo e, com base no modelo visual para significado das partículas, de Rudzka-Ostyn (2003), também aqueles projetados pela partícula “up”. Em seguida, busquei ilustrar as definições encontradas com os diagramas animados, partindo da hipótese de que o compartilhamento de esquemas imagéticos por ambos os termos pode influenciar o grau de literalidade da construção. Da mesma forma, a adição de movimento aos diagramas pode facilitar o entendimento da contribuição de cada um dos componentes do phrasal verb durante o processo de construção de seu significado.

Biografia do Autor

Elaine Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

É doutoranda em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui mestrado na mesma área pela UERJ e graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou em revistas nacionais e tem experiência docente na área de ensino de Inglês e Espanhol. Seus interesses de pesquisa incluem o ensino-aprendizagem de línguas e a análise do humor em peças publicitárias sob a ótica sociocognitiva.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Nunes, E. (2023). Análise imagético-esquemática do verbo e da partícula na construção de significado do phrasal verb “give up”. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 30(59), 358–374. https://doi.org/10.12957/matraga.2023.70940