Descriptive analysis of the Action Plan of Praia (2021) of CPLP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.70184

Palavras-chave:

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Plano de Ação de Praia, Internacionalização da Língua Portuguesa.

Resumo

The Community of Portuguese Language Countries (CPLP) was established in 1996. One of the main objectives of the CPLP is to promote internationally the Portuguese language. Since 2010, the CPLP has been publishing, every three years, an Action Plan, discussing activities and results to be achieved in the field of language promotion. In this article, the authors aim to elaborate a descriptive analysis of the last Action Plan, redacted in 2021, in the city of Praia, Cape Verde. The analysis shed light on the impersonal, general, and incomplete nature of the policies outlined in the Action Plan which influence the policies implementation as well as any measuring process of their effectiveness.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ANÁLISE DESCRITIVA DO PLANO DE AÇÃO DE PRAIA (2021) DA CPLP

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em 1996 e tem como um dos seus objetivos promover e divulgar a língua portuguesa. Desde 2010, a cada três anos, a CPLP elabora um Plano de Ação para divulgar as próximas atividades e resultados que pretende alcançar. Neste artigo, temos como objetivo principal elaborar uma análise descritiva do último Plano de Ação, criado em 2021, na cidade de Praia, Cabo Verde. Nossas conclusões são que a maioria das ações propostas no Plano de Ação de Praia estão redigidas de forma impessoal, de maneira generalizada e não são detalhadas, o que torna difícil a construção de ferramentas para avaliá-las ou verificar se essas ações estão funcionando na prática.

---

Original em inglês.

Biografia do Autor

Martina Delfino, University of Liverpool

É doutoranda em Sociolinguística na Universidade de Liverpool (UK). A sua pesquisa desen- volve-se no âmbito das políticas linguísticas de promoção internacional da língua portuguesa. As suas áreas de interesse e especialização abrangem a sociolinguística da língua portuguesa, as políticas linguísticas e as políticas de difusão da língua e o ensino do português como língua estrangeira.

Luciane Boganika, Université Rennes 2 LIDILEM - Université Grenoble Alpes

É pós-doutoranda no Laboratório ERIMIT (Équipe de Recherche Interlangue : Mémoires, Iden- tités, Territoires), na Université Rennes 2 e no programa de Pós-graduação em Letras e Linguís- tica (PPLIN), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná e pela Universidade Grenoble Alpes (2018). Mestre em Linguística; Ensino e Difusão do Francês Língua Estrangeira e Segunda pela Universidade Lu- mière Lyon 2 (2012). Cursou as graduações em Letras-Português (2010) e em Letras-Francês (2009) na Universidade Federal do Paraná. Membro do Laboratório de Investigação em Didáti- ca de Língua Materna e Estrangeiras - LIDILEM, da Universidade Grenoble Alpes. Interessa-se pelos estudos sobre política linguística e território, leitura e ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.

Davi Albuquerque, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal de Goiás (UFG)

É pesquisador de pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com uma investigação sobre o Fórum Macau e a internacionalização da língua portuguesa. Escreveu sua tese de doutorado na Universidade de Brasília (UnB) abordando o português falado pelos timo- renses. Os seus interesses de investigação incluem Linguística Aplicada (com ênfase no ensino do Português como Língua Estrangeira), Línguas em Contato, especialmente em Timor-Leste, e Ecolinguística. Escreveu extensivamente sobre a língua portuguesa em Timor-Leste, as línguas nacionais de Timor e o ensino do português, publicando vários artigos, capítulos de livros e volumes editados.

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

Delfino, M., Boganika, L., & Albuquerque, D. (2023). Descriptive analysis of the Action Plan of Praia (2021) of CPLP. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 30(58), 19–30. https://doi.org/10.12957/matraga.2023.70184

Edição

Seção

Estudos Linguísticos