De Lúcia a Silviano: Machado de Assis em leitura psicossocial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.68805

Palavras-chave:

Crítica psicossocial, Biografia, Contemporaneidade.

Resumo

Ao lançar, em 1936, Machado de Assis estudo crítico e biográfico, Lúcia Miguel Pereira se consagraria como biógrafa, crítica e historiadora da literatura brasileira. Considerada ainda hoje leitura de referência sobre Machado, a obra envereda por uma interpretação de cunho psicológico, social e cultural da vida e da obra do escritor. Tal viés crítico, que se apoia em referências biográficas e extraliterárias, viria a ser desprezado pelas principais leituras feitas sobre Machado, a partir dos anos 1960, por uma crítica universitária imersa no Estruturalismo e interessada sobretudo no texto machadiano propriamente dito. Porém, passados 80 anos do lançamento do livro de Lúcia, Silviano Santiago retomaria tanto o fio de interpretação psicossocial da autora quanto a leitura do “espectador de si mesmo”, de Augusto Meyer, no híbrido de romance e ensaio Machado (2016). Pretende-se investigar, dessa forma, a atualidade da biografia crítica de Lúcia Miguel Pereira, bem como problematizar a pertinência do uso de dados biográficos na leitura dos textos machadianos na con- temporaneidade.

Biografia do Autor

Agnes Rissardo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É jornalista e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi pesquisadora visitante do Crepal / Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (2012-2013), com projeto sobre a recepção da literatura brasileira contemporânea na França. De 2019 a 2022, desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado “Formação da crítica de autoria feminina no Brasil: a produção ensaística de acadêmicas, poetas e ficcionistas sobre literatura”, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no âmbito do PNPD/Capes. Atualmente é jornalista da Diretoria de Comunicação (Comuns) da Uerj.

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

Rissardo, A. (2023). De Lúcia a Silviano: Machado de Assis em leitura psicossocial. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 30(58), 104–115. https://doi.org/10.12957/matraga.2023.68805

Edição

Seção

Estudos Literários