Incorporação nominal em Asuriní do Xingu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.68679

Palavras-chave:

Transitividade, Incorporação Nominal, Argumento, Asuriní do Xingu.

Resumo

Neste artigo, analisamos o processo de incorporação nominal no Asuriní do Xingu (Tupí-Guaraní), mostrando como ele pode afetar a sentença em seus diversos níveis. Nessa língua, verbos transitivos e verbos intransitivos podem incorporar nomes. A operação de incorporação nominal pode apresentar resultados e funções distintas, conforme a natureza do nominal incorporado e do verbo hospedeiro. A incorporação de um nome não possuído1 diminui a transitividade da sentença e altera o seu significado, o que está de acordo com efeitos da incorporação nominal amplamente difundidos pela tipologia linguística. Por outro lado, a incorporação de um nome inalienavelmente possuído, via de regra, não diminui a valência verbal, visto que nesse processo ocorre a ascensão do possuidor a sujeito ou a objeto, dependendo do tipo de operação realizada. Contudo, nesse tipo de incorporação, é possível que ocorra a alteração de valência quando a parte do nominal incorporado é correferente com o sujeito da oração. Além disso, é discutido o desaparecimento da distinção morfossintática entre verbos intransitivos ativos e intransitivos descritivos que foram derivados pelo processo de incorporação nominal.

Biografia do Autor

Antonia Alves Pereira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

É professora adjunta da área de Linguística. Pertence ao corpo docente da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui pós-doutorado em Linguística (2015), é dou- tora em Linguística (2009) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestra em Letras (2004) e graduada em Letras (2002) pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência de ensino e de pesquisa na educação superior na área de Linguística e Língua Portuguesa. Parti- cipa de dois grupos de pesquisa: Estudos das Línguas Ameríndias (UNICAMP) e Estudos sobre Línguas e Culturas Indígenas da Amazônia (UFPA).

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

Pereira, A. A. (2023). Incorporação nominal em Asuriní do Xingu. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 30(58), 73–88. https://doi.org/10.12957/matraga.2023.68679

Edição

Seção

Estudos Linguísticos