Um estudo sobre a estruturação (macro e micro) e a caracterização de dicionários ideológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2023.68306

Palavras-chave:

Lexicografia, Onomasiologia, Dicionário ideológico.

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar os aspectos estruturais (macro e micro) e as características de um tipo específico de obra lexicográfica onomasiológica: o dicionário ideológico, e sua diferenciação com o do tipo analógico. Para isso, baseou-se nos pressupostos de Babini (2006) e Quemada (1967) sobre a definição e caracterização desses repertórios. As discussões partem do conceito geral de onomasiologia (BALDINGER, 1966), de projetos lexicográficos (HAENSCH, 1982; MARTÍNEZ SOUZA, 2009) até chegar ao objeto de estudo “dicionário ideológico”. Para a delimitação do dicionário ideológico, empregou-se a análise de dois exemplares em específico: o Thesaurus of the english words and phrases, de Peter Mark Roget, publicado no ano de 1852, e o Dicionário Analógico da Língua Portuguesa, ideias afins, thesaurus, de Azevedo (2010). Os resultados mostram que o dicionário brasileiro de Azevedo (2010) possui uma vinculação e similaridade muito forte com o seu antecessor, o Thesaurus, e que, embora aquele se denomine “analógico”, ao ver desta pesquisa, caracteriza-se muito mais como um repertório lexicográfico ideológico.

Biografia do Autor

Thyago José Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

É doutor em Letras (UFMS), mestre em Estudos de Linguagens (UFMS), autor da obra “Os provérbios e a mulher” e desenvolve pesquisas no âmbito da Fraseologia, Fraseografia, da Se- mântica Estrutural e da Linguística Cognitiva. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: Lín- gua Portuguesa e sua prática de ensino, Língua Espanhola e sua prática de ensino. Atualmente, exerce a função de professor, lotado na Faculdade de Educação (FAED), nos cursos de Letras (Habilitação em Português e Espanhol) e Licenciatura em Educação do Campo, da Universida- de Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2023-02-24

Como Citar

Cruz, T. J. (2023). Um estudo sobre a estruturação (macro e micro) e a caracterização de dicionários ideológicos. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 30(58), 89–103. https://doi.org/10.12957/matraga.2023.68306

Edição

Seção

Estudos Linguísticos