Raça canibal: a deglutição da eugenia pelos estômagos literários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66322

Palavras-chave:

Antropofagia, Eugenia, Miscigenação, Branqueamento.

Resumo

Este artigo tem como propósito ensaiar uma leitura do movimento antropófago enquanto movimento cultural amplo e diversificado no final da década de 1920, que reflete em seu interior as disputas nacionais sobre a construção de uma “raça brasileira”. A partir da abolição da escravatura e do intenso fluxo imigratório da Europa no fim do século XIX, disputavam-se o valor e o papel de cada grupo a ser absorvido na composição demográfica, sobretudo no campo da eugenia, cujo auge se dá também na década de 1920. Por meio da análise de textos da Revista de Antropofagia e de sua expansão na imprensa literária, de orientações bastante heterogêneas, verificamos a presença tanto do debate eugenista quanto de seu léxico racialista, que forne- cem modelos de análise para a ideologia miscigenacionista no Brasil e sua relação com o racismo brasileiro.

Biografia do Autor

Tainá Cavalieri Faria, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

É mestranda em Literatura Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio e bacharel em Comu- nicação Social pela mesma instituição. Também é licencianda em Letras-Literatura brasileira pela UFF e atua como educadora popular na Baixada Fluminense.

Frederico Oliveira Coelho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

 

É pesquisador, escritor e professor de graduação em Literatura e de Pós-Graduação em Litera- tura, Cultura e Contemporaneidade no Departamento de Letras da PUC-Rio. Formou-se e fez Mestrado em História no IFCS da UFRJ. No Doutorado, cursou Literatura, pela PUC-Rio. Pu- blicou, entre outros, os livros Jards Macalé – Eu só faço o que quero (Numa, 2020); Livro ou livro--me os escritos babilônicos de Hélio Oiticica (EdUERJ, 2010); A Semana Sem fim Celebrações e memória da Semana de Arte Moderna de 1922 (Casa da Palavra, 2012) e Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado cultura marginal no Brasil 1960/1970 (Civilização Brasileira, 2010).

 

Downloads

Publicado

2022-11-08

Como Citar

Faria, T. C., & Coelho, F. O. (2022). Raça canibal: a deglutição da eugenia pelos estômagos literários. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(57), 565–578. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66322