O retorno do antropófago cordial

Autores

  • Regina R. Félix University of North Carolina Wilmington

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66304

Palavras-chave:

Filosofia de Oswald de Andrade, Antropofagia pós-moderna.

Resumo

Esta é uma análise da filosofia oswaldiana conectada a perspectivas da crítica pós-moderna. Os textos Manifesto antropófago, A crise da filosofia messiânica e Um aspecto antropofágico da cultura brasileira: o homem cordial mostram a substituição do individualismo patriarcal pelo Antropofágico/Matriarcal como incorporação do “sentimento do outro”.

Biografia do Autor

Regina R. Félix, University of North Carolina Wilmington

É Professora titular no departamento de World Languages and Cultures na Universidade da Carolina do Norte Wilmington. Ministra cursos de língua portuguesa e estudos brasileiros em cinema e literatura. Seus interesses em pesquisa são história intelectual brasileira, estudos lite- rários e cinematográficos; conceitos decoloniais, feministas, filosóficos, marxistas nas críticas cinematográfica e literária brasileira. Publicou livros no Brasil e nos Estados Unidos e artigos em revistas internacionais e volumes organizados.

Downloads

Publicado

2022-11-08

Como Citar

Félix, R. R. (2022). O retorno do antropófago cordial. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(57), 513–526. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66304