Música popular e as contradições do processo de modernização no Brasil: o projétil tropicalista
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66296Palavras-chave:
Telos, Éthos, Desenvolvimentismo, Música Popular Brasileira, Cinema Novo.Resumo
Este ensaio procura demonstrar que o “projeto” tropicalista não representou uma ruptura com o desenvol- vimentismo inaugurado no período Vargas. Ao invés disso, o Tropicalismo representou a mesma estratégia com uma tática diferente. Reinterpreta-se também o ponto de inflexão que teria estabelecido o “projeto” tropicalista, ou seja, o evento em que Caetano Veloso se encontra diante do filme Terra em Transe de Glauber Rocha (1967). Este ensaio parte de um diálogo entre elementos das teorias dos diferentes Theodor Adorno e Walter Benjamin. A conclusão é que o Tropicalismo se estabeleceu dentro da discussão da mo- dernização, nacionalismo, cultura e música popular brasileira como uma dinâmica, no sentido de uma/um bólide, ou seja, como um Projétil Tropicalista.
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