Música popular e as contradições do processo de modernização no Brasil: o projétil tropicalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66296

Palavras-chave:

Telos, Éthos, Desenvolvimentismo, Música Popular Brasileira, Cinema Novo.

Resumo

Este ensaio procura demonstrar que o “projeto” tropicalista não representou uma ruptura com o desenvol- vimentismo inaugurado no período Vargas. Ao invés disso, o Tropicalismo representou a mesma estratégia com uma tática diferente. Reinterpreta-se também o ponto de inflexão que teria estabelecido o “projeto” tropicalista, ou seja, o evento em que Caetano Veloso se encontra diante do filme Terra em Transe de Glauber Rocha (1967). Este ensaio parte de um diálogo entre elementos das teorias dos diferentes Theodor Adorno e Walter Benjamin. A conclusão é que o Tropicalismo se estabeleceu dentro da discussão da mo- dernização, nacionalismo, cultura e música popular brasileira como uma dinâmica, no sentido de uma/um bólide, ou seja, como um Projétil Tropicalista.

Biografia do Autor

Edson Pereira Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É Doutor em Genética pela University of Wales-Swansea (1998). Atualmente é professor asso- ciado da Universidade Federal Fluminense, onde atua nos temas: genética de populações de organismos marinhos, teoria evolutiva, epistemologia e ensino. Além disso, participa do grupo de pesquisa Interferências Literatura & Ciência (Letras UFF). Publicou, dentre outros trabalhos, o livro de poemas Maremoto, em 2018, pela Editora Texto Território.

Roberto José Bozzetti Navarro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

É Doutor em Literatura Comparada (2006) pela UFF. Professor Associado do Departamento de Letras e Comunicação da UFRRJ, participa do Grupo de Pesquisa Literaturas, Linguagens e Contextos. É autor de três livros de poesia, A tal chama o tal fogo (2008, Oficina Raquel), Firma irreconhecível (2009, idem) e Despreparação para a morte (Texto Território 2017). É também autor fixo da Mallarmargens Revista Online de Poesia e Arte Contemporânea.

Downloads

Publicado

2022-11-08

Como Citar

Silva, E. P., & Navarro, R. J. B. (2022). Música popular e as contradições do processo de modernização no Brasil: o projétil tropicalista. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(57), 499–512. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66296