Um outro Modernismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66200

Palavras-chave:

Modernismo, Mário Peixoto, Extrativismo, Melancolia, Decadência.

Resumo

Há uma recorrência bibliográfica acerca de um suposto isolamento intelectual de Mário Peixoto e de Limite (1931) na história do cinema, talvez mesmo na história cultural brasileira. Gostaria de problematizar essas duas afirmativas, para argumentar em favor de uma abordagem que considere Limite diferente da realizada por conta de seu pertencimento a uma tradição experimental, bem como de um mapeamento de uma rede intelectual e afetiva, a que Mário Peixoto pertencia, a partir da leitura dos diários de Mário e setenta depoi- mentos de seus parentes, amigos, colegas e contemporâneos depositados no Arquivo Mário Peixoto, no Rio de Janeiro. Os depoimentos somam algo em torno de, pelo menos, mil e quinhentas páginas. Creio que esse material inédito pode contribuir para ampliar o conhecimento não só de Mário Peixoto e de sua obra, mas da história cultural e do cenário intelectual do Rio de Janeiro, em especial, nos anos 30. Para tanto, é de se supor um outro Modernismo, no qual o extrativismo, em especial, associado à “longa decadência” do ouro em Minas Gerais e, sobretudo, à decadência do café no Vale do Paraíba, é central e gera uma sensibilidade histórica aristocrática, sem deixar de ser crítica.

Biografia do Autor

Denilson Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É Doutor em Sociologia pela UNB (1997) e fez estágio pós-doutoral na New York University (2006). Atualmente é professor titular na Escola de Comunicação da UFRJ e Coordenador da área de Comunicação na FAPERJ. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Co- municação e Cultura da UFRJ, professor visitante na Universidade de Leiden, coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UNB, presidente da Associação Brasileira de Estudos de Homocultura e da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e do Audiovisual, pesquisador visitante dos Deptos. de Estudos Latino-americanos da Columbia University, de Literatura Comparada na Universidade de Montreal e no Centro de estudos latino-americanos e caribenhos da New York University. Dentre publicações nacionais e internacionais, é autor de Mário Peixoto antes e depois de limite e Afetos, experiências e encontros com filmes brasileiros contemporâneos.

Downloads

Publicado

2022-11-08

Como Citar

Lopes, D. (2022). Um outro Modernismo. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(57), 485–498. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66200