Diferentes conformações da timidez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66117

Palavras-chave:

Modernismo, Artes plásticas, Rodrigo Naves, Timidez.

Resumo

Este artigo aborda as opiniões do crítico de arte Rodrigo Naves a respeito de certo cânone das artes plásticas difundido a partir do modernismo de 1922 e de seus desdobramentos, como a antropofagia. O trabalho pro- cura contextualizar as reservas do autor em relação a artistas que se notabilizaram junto a esses movimentos, como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, bem como em relação aos critérios empregados pelos intelectuais modernistas em reflexões sobre pintores brasileiros. O método utilizado é a análise de diferentes textos do crítico de modo a sublinhar as premissas teóricas, históricas e estéticas que fundamentam sua posição. De resto, buscam-se também elementos para compreender a linhagem das artes plásticas composta por Rodrigo Naves em A forma difícil, da qual estão excluídos muitos dos nomes do cânone modernista.

Biografia do Autor

Luiz Philip Fávero Gasparete, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

É Doutorando em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Ca- tólica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Teoria Psicanalítica: Clínica e Cultura pelo Centro Univer- sitário Academia (UniAcademia) e Licenciado em Letras Português – Literaturas pela Universi- dade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2022-11-08

Como Citar

Gasparete, L. P. F. (2022). Diferentes conformações da timidez. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(57), 471–483. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66117