Macunaíma: o prazer lúdico do texto

Autores

  • Rita Olivieri-Godet Université Rennes 2 / Institut Universitaire de France

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66086

Palavras-chave:

Macunaíma, Mário de Andrade, Análise narrativa, Cômico popular

Resumo

O artigo analisa a importância da presença do elemento lúdico na composição do emblemático romance do Modernismo brasileiro, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter (1928), de Mário de Andrade. Desenvolve o argumento segundo o qual o elemento lúdico confere coerência e verossimilhança ao texto, participando de todos os níveis da obra, desde suas origens – matéria-prima reescrita e reinventada por Mário de Andrade –, passando pela organização do sintagma narrativo, até a caracterização do herói, que pertence ao campo simbólico do romance. É ainda o componente lúdico que torna possível o riso ambivalente de Macunaíma, registrando no texto a dialética do sério-cômico (Telê Porto Ancona Lopez). A perspectiva adotada apoia-se na metodologia da análise narrativa de Gérard Genette, nos ensaios de Johan Huizinga e Mikhail Bakhtin que exploram, respectivamente, a presença do lúdico no mito e na poesia e a ambivalência do cômico popular, dialogando com a fortuna crítica do romance.

Biografia do Autor

Rita Olivieri-Godet, Université Rennes 2 / Institut Universitaire de France

É Doutora em Teoria literária e literatura comparada pela USP, pós-doutora em literatura com- parada pela Université Paris 10, Professora titular emérita de literatura brasileira da Université Rennes 2 e membro honorário do Institut Universitaire de France. Dirigiu o Departamento de Português da Université Rennes 2. Membro permanente da ERIMIT – Equipe de Recherches Interlangues Mémoires, Territoires et Identités” e do GT “Relações literárias interamericanas” da ANPOLL. Professora convidada da Universidade de Bordeaux 3, da UEFS-Bahia, da Université du Québec à Montréal. É autora de várias obras e artigos, no campo dos estudos críticos literá- rios, publicados na França, no Brasil, na Bélgica e no Canadá.

Downloads

Publicado

2022-11-08

Como Citar

Olivieri-Godet, R. (2022). Macunaíma: o prazer lúdico do texto. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(57), 455–469. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66086