Gradiência e mudança linguística: o caso de “entretanto”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.65598

Palavras-chave:

funcionalismo, modelos baseados no uso

Resumo

A categorização dos diferentes tipos de unidades linguísticas em classes estanques constitui um problema central para qualquer modelo linguístico. No entanto, ganham relevo e tem despertado a atenção de estudiosos que defendem a inexistência de fronteiras entre sistema e uso. Na perspectiva dos Modelos Baseados no Uso, gradiência é concebida como uma característica inerente aos sistemas linguísticos e uma decorrência natural da gradualidade da mudança linguística. Neste artigo, retomamos essa questão com base em uma análise diacrônica do desenvolvimento de entretanto como elemento de conexão de unidades discursivas a partir de seus usos adverbiais. Através do levantamento de dados em textos dos períodos arcaico, clássico e moderno/contemporâneo do português, mostramos que a construção temporal entretanto incorporou propriedades dos elementos juntivos e estendeu-se para o domínio do contraste.  Segundo as evidências atestadas, esse processo pode ter sido impulsionado pelo fato de que a construção adverbial e a construção juntiva partilham diversas propriedades morfossintáticas e contextuais. Destaca-se a importância da posição de entretanto na periferia esquerda da oração, sua coocorrência com outros elementos de ligação, o tipo de estado de coisas codificado na oração, assim como suas propriedades aspectuais e de modo. Essa convergência conduz a uma gradação de usos que se situam num continuum entre advérbio e conector.

Biografia do Autor

Maria da Conceição de Paiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do CNPq. Ao longo de muitos anos vem desenvolvendo estudos sobre variação e mudança linguística, a partir da conjugação entre o modelo da Sociolinguística Variacionista e modelos funcionalista. Mais recentemente, tem focalizado o desenvolvimento de conectores do português, através de estudos diacrônicos. Possui diversos artigos e capítulos de livros publicados em revistas e livros.

Priscila Thaiss da Conceição de Medeiros, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

É Graduada em Letras: Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), é Mestre (2010) e Doutora (2017) em Linguística, também pela UFRJ. Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística funcionalista, gramaticalização, gramaticalização de conectores, planos discursivos e ensino de língua portuguesa e leitura.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

Paiva, M. da C. de, & Medeiros, P. T. da C. de. (2022). Gradiência e mudança linguística: o caso de “entretanto”. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(56), 248–266. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.65598

Edição

Seção

Estudos Linguísticos