A base nacional comum curricular e o ensino da leitura-escrita na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.64563

Palavras-chave:

Educação Infantil, Alfabetização, Sistema de Escrita Alfabética, Leitura e escrita, BNCC.

Resumo

O estudo investiga como a BNCC-Educação Infantil trata a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética nessa etapa de ensino. Para tanto, consideram-se duas tendências teóricas na discussão da temática que com­preendem o processo de apropriação da escrita a partir de perspectivas diferentes – identificadas como sistematista e não-sistematista. Procurou-se identificar em que aporte teórico ou tendência pedagógica a BNCC se ancora, de modo a verificar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos no campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” da BNCC, que foca diretamente o tema da escrita. Dentre os resultados, aponta-se que a BNCC compreende ser responsabilidade da Educação Infantil a in­trodução de conhecimentos relativos ao sistema de escrita, embora de forma mitigada, e, ao mesmo tempo, contraditoriamente, incorpora a perspectivas das múltiplas linguagens e do trabalho não diretivo.

Biografia do Autor

Ádma Sarmento Guimarães, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

É Graduada em Pedagogia – Universidade Federal do Oeste do Pará. Professora de Educação Infantil. Pesquisadora do Gepei – Grupo de estudos e pesquisas em Educação Infantil – Iced/Ufopa. Publicou o capítulo Representação de professores sobre a inclusão de crianças pequenas com necessidades educacionais especiais em Santarém-PA no livro Pedagogia: leituras e vivências na formação, de H. Calixto e M. L. Colares, além de trabalhos em anais de eventos.

Luiz Percival Leme Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

É Doutor em Linguística pelo IEL-Unicamp. É Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará, atuando nos cursos de graduação de Pedagogia e Letras e nos programas de mestrado Profissionalizante em Letras - Profletras e de Pós-graduação em Educação, do qual é o atual coordenador. Lidera o LELIT - Grupo de estudo, pesquisa e intervenção em leitura, escrita e Literatura na escola. Trabalha principalmente com Leitura, Ensino da Língua Portuguesa em nível Fundamental e Médio e Educação Superior e Norma e variação linguística.

Odavilma Calado Pompermaier, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Oeste do Pará, e mestrado em Educação PPGE- Universidade Federal do Oeste do Pará. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas na Educação Infantil – GEPEI e do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Infantil – Iced/Ufopa.

Sinara Almeida da Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

É Doutora em Educação pelo PPGE-UFC. É Professora do PPGE- Universidade Federal do Oeste do Pará. Líder do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Infantil – Iced/Ufopa. Tem experiência nos seguintes temas: qualidade na Educação Infantil, o cotidiano da Educação Infantil, formação de professores da Educação Infantil e interações estabelecidas entre o professor de Educação Infantil e as crianças.

Downloads

Publicado

2022-03-17

Como Citar

Guimarães, Ádma S., Britto, L. P. L., Pompermaier, O. C., & Costa, S. A. da. (2022). A base nacional comum curricular e o ensino da leitura-escrita na educação infantil. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(55), 29–42. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.64563

Edição

Seção

Estudos Linguísticos