Gramática de Construções Cognitiva e ensino de língua estrangeira: uma proposta para o ensino da alternância dativa do inglês
Maria Clara Pimenta Camelo dos Santos, Diogo Pinheiro
Resumo
Este artigo contribui com a aplicação dos estudos teóricos da Gramática de Construções Cognitiva (GCC) – uma das variantes funcionalistas da Gramática de Construções – ao ensino de língua estrangeira. Para isso, o artigo relata um experimento no qual foi avaliada a viabilidade de se combinar, no ensino da alternância dativa do inglês, os mecanismos analíticos da GCC às premissas teóricas que caracterizam abordagens comunicativas de ensino de língua estrangeira. Especificamente, o experimento buscou comparar a eficácia de dois tipos de abordagens didáticas da alternância dativa: de um lado, uma abordagem tradicional (isto é, monológica e expositiva) associada a um tratamento construcionista do tópico gramatical; de outra, uma abordagem comunicativa (isto é, fortemente dialógica e centrada no aprendiz), igualmente associada a um tratamento baseado na GCC. Os resultados (i) sugerem que a adoção de uma perspectiva cognitivista e construcionista é perfeitamente compatível com o recurso a uma abordagem comunicativa de ensino de língua e (ii) fornecem indícios de que essa combinação pode ser particularmente relevante quando se trata de produzir melhorias no desempenho dos estudantes em tarefas comunicativas mais naturalísticas.
Palavras-chave
Gramática de Construções Cognitiva. Ensino de Língua Estrangeira. Alternância Dativa. Linguística Funcional-cognitiva.
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63844
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e-ISSN: 2446-6905 | ISSN: 1414-7165 | DOI: 10.12957/matraga
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