Gramática de Construções Cognitiva e ensino de língua estrangeira: uma proposta para o ensino da alternância dativa do inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63844

Palavras-chave:

Gramática de Construções Cognitiva. Ensino de Língua Estrangeira. Alternância Dativa. Linguística Funcional-cognitiva.

Resumo

Este artigo contribui com a aplicação dos estudos teóricos da Gramática de Construções Cognitiva (GCC) – uma das variantes funcionalistas da Gramática de Construções – ao ensino de língua estrangeira. Para isso, o artigo relata um experimento no qual foi avaliada a viabilidade de se combinar, no ensino da alternância dativa do inglês, os mecanismos analíticos da GCC às premissas teóricas que caracterizam abordagens comunicativas de ensino de língua estrangeira. Especificamente, o experimento buscou comparar a eficácia de dois tipos de abordagens didáticas da alternância dativa: de um lado, uma abordagem tradicional (isto é, monológica e expositiva) associada a um tratamento construcionista do tópico gramatical; de outra, uma abordagem comunicativa (isto é, fortemente dialógica e centrada no aprendiz), igualmente associada a um tratamento baseado na GCC. Os resultados (i) sugerem que a adoção de uma perspectiva cognitivista e construcionista é perfeitamente compatível com o recurso a uma abordagem comunicativa de ensino de língua e (ii) fornecem indícios de que essa combinação pode ser particularmente relevante quando se trata de produzir melhorias no desempenho dos estudantes em tarefas comunicativas mais naturalísticas.

Biografia do Autor

Maria Clara Pimenta Camelo dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva, coordenado pela professora Lilian Ferrari. Foi orientada em Iniciação Científica pelo professor Diogo Pinheiro, tendo como enfoque a Gramática de Construções Baseada no Uso e semiprodutividade construcional. Atualmente, pesquisa a aplicação dos estudos de Linguística Cognitiva e de Gramática de Construções Baseada no Uso no ensino de língua estrangeira.

Diogo Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tem doutorado em Linguística e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto da UFRJ, onde atua em cursos de graduação (Letras e Fonoaudiologia) e no Programa de Pós-graduação em Linguística. Com atuação voltada para as áreas de Gramática de Construções e Linguística Cognitiva, interessa-se principalmente pelos seguintes temas: (1) a produtividade parcial das construções gramaticais; (2) as relações entre construções em uma rede construcional; (3) a relação entre semântica cognitiva (construal, ponto de vista, esquemas imagéticos, imagética convencional, espaços mentais, etc.) e Gramática de Construções; e (4) a representação mental do conhecimento construcional. 

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

Santos, M. C. P. C. dos, & Pinheiro, D. (2022). Gramática de Construções Cognitiva e ensino de língua estrangeira: uma proposta para o ensino da alternância dativa do inglês. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 29(56), 394–411. https://doi.org/10.12957/matraga.2022.63844

Edição

Seção

Estudos Linguísticos